quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Acessibilidade & Inclusão


#PraCegoVer : Página cor laranja de um livro em braile, com a mão de uma pessoa lendo, e na mesma página o texto impresso em letras brancas, acompanhando o texto em braile.

Imagem copiada da internet.

Conhecer esse "mundo novo" que contempla a acessibilidade para todos, independente de possuir ou não qualquer limitação tem sido enriquecedor.
Pensar que a vida fora da bolha permite-nos observar que todos somos seres humanos e cada um é um ser em si, com suas qualidade e defeitos, competências, habilidades, medos e necessidades.
Acho que a acessibilidade é sinônimo de "abraçar o mundo" e com ele todas as pessoas, pois, pensar esse mundo para todos é o que motivará uma evolução da humanidade.
Lembro da primeira vez que escutei a expressão "desenho universal". Foi como se um véu caísse e mostrasse um mundo cheio de possibilidades. Por que criar objetos para situações específicas, se esse mesmo objeto pode ser pensado para uso de todos?
Com tantas mentes brilhantes nas áreas de arquitetura de design, não era de se esperar menos que idéias que iriam revolucionar a vida de tantas pessoas.
A imagem acima ilustra isso: um livro que pode ser usado por pessoa cega ou com visão reduzida, pois tem a fonte de tamanho ampliado.
Esse aspecto da acessibilidade tem seu foco no acesso físico, mas que proporciona uma democratização do que antes era inacessível para algumas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário